Datas, Celebrações e Ritos:
Dia da Hégira: o ano islâmico começa com o dia da Hégira, no qual Maomé começou a sua viagem de Meca a Medina no ano 622. Esta é normalmente celebrada no dia 15 de julho ou 16 de julho, de acordo com o calendário gregoriano.
Dhu al-hijja: é o último mês do calendário islâmico, no qual os fiéis peregrinam a Meca. Quando chegam dão 7 voltas a Caaba.
Id Mawlid: no 12ºdia do terceiro mês é celebrado o aniversário do profeta Maomé. Este é celebrado com banquetes e com a distribuição de comida pelos pobres.
Id al-Fitr: esta festa marca a interrupção do jejum no mês do Ramadão. Nesta festa, os fiéis agradecem por terem conseguido suportar o jejum.
Laylat al-Bar’h: é conhecida como a Noite do Perdão e é celebrada no 15ºdia do oitavo mês. Acredita-se que neste dia, Deus determina o destino de cada pessoa para o ano seguinte. Para além disso, os fiéis perdoam os seus pecados e passam a noite em oração.
Layat al Qadr: também designada como a noite do poder, perto do final do mês do Ramadão, e relembra a primeira vez que o Alcorão foi revelado a Maomé. A noite é passada a orar na mesquita.
Muharram: no primeiro mês do calendário islâmico, os muçulmanos xiitas celebram a festa de Muharram, tendo uma duração de 10 dias. Nesta festa, é relembrada a morte de Hussein, neto do profeta Maomé.

Percurso de Hégira a Medina celebrado no Dia da Hégira