

ISLAMISMO

Introdução
Islamismo ou Islão é uma religião abraâmica monoteísta cujo livro sagrado é o Alcorão, também conhecido por Corão. A palavra Islamismo significa “entrega” ou “submissão”. Esta religião surgiu na Península Arábica no século VII, sendo esta baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e do Alcorão. Um crente do Islamismo denomina-se Muçulmano.
Os muçulmanos acreditam que Deus (Alá) é único e o propósito da existência de cada ser humano é adorá-Lo. O Islamismo também pode ser interpretado como uma versão completa e universal de uma fé que foi revelada em diversas épocas e lugares anteriores, incluindo pelos profetas Abraão e Moisés. Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do Islamismo, que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto. A prática da lei Islâmica atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre diversos temas.
Os princípios do islamismo, também conhecido como os 5 pilares islâmicos são: acreditar num único Deus; rezar 5 vezes por dia; submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão; pagar dádivas rituais (esmolas); e a peregrinação a Meca, pelo menos 1 vez em vida.